| 9 de fevereiro de 2011 - 07:00

André autoriza R$ 5 mi em esgotamento sanitário para Amambai

O governador André Puccinelli(PMDB) assinou hoje duas importantes ordens de serviço para o município de Amambai: para implantação de 187 módulos sanitários domiciliares de fibra de vidro e convênio para execução do sistema de esgotamento sanitário para área urbana.

A primeira ordem de serviço no valor de R$ 1.182.173,99 vai beneficiar diretamente 950 indígenas da Aldeia Amambai, localizada há cinco quilômetros da cidade. Com investimentos por parte da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), serão implantados 187 módulos sanitários domiciliares, confeccionados em fibra de vidro.

De acordo com o superintendente estadual da Funasa, Flavio Britto, a iniciativa é inédita no Estado. “Já começamos a fazer a base destes módulos e é uma experiência que deu certo em Goiás, Espirito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. A iniciativa foi aprovada pelo Conselho Distrital de Saúde Indígena e tem como diferencial do material convencional, módulos sanitários com mais durabilidade e de fácil limpeza”, explicou.

Para o capitão da Aldeia Amambai, Rubens Aquino, o projeto de módulos sanitários é uma experiência nova e que está sendo bem-vinda para os índios. “É uma situação nova onde muda o comportamento dos índios, como o modo de viver e evita também doenças e sujeira. Vai trazer qualidade de vida para nós”, observou.