G1 | 8 de fevereiro de 2011 - 11:10

Incêndio: Liesa decide não rebaixar nenhuma escola em 2011

Em meio às fantasias que viraram lixo e pedaços carbonizados de carros alegóricos, Andreia e Daniel se consolam. Ele é da escola de samba União da Ilha e ela, da Portela. São rivais, mas hoje estão unidos na dor e na solidariedade.

“As escolas têm essa união. Tenho certeza de que todas vão se mobilizar para ajudar. A Mocidade já disse que vai poder bater as placas lá. Acredito que as outras escolas vão ceder seus espaços e o que elas tiverem para poderem ajudar quem está nessa situação”, comentou Andreia Vieira, escultora da Portela.

Mesmo se houvesse dinheiro, não haveria como conseguir comprar todo o material de novo. “Não tem material no mercado para que a gente faça as fantasias. Desde manhã estamos catando restos e sobras de tecidos do lixo das fantasias”, disse Daniel Ghanem, coordenador da União da Ilha.

O incêndio atingiu quatro barracões. A destruição foi tão grande que os andares de cima têm de ser demolidos imediatamente. Dos nove carros que estavam no barracão da União da Ilha, oito foram salvos. Mas uma das alegorias ficava embaixo do buraco que, dizem, foi de onde veio o fogo. Ela foi bastante destruída, mas a estrutura parece estar intacta. O carro pode ser recuperado em dez dias.

Durante toda a segunda-feira (7), os componentes das escolas retiravam dos escombros aquilo que o fogo não destruiu. As águias da Portela foram salvas. Os santos de devoção da segunda porta-bandeira da azul e branca, Kátia Paz, reforçam a esperança. “Garra, força, fé e esperança. Portela sempre”, disse Kátia.

A Liga das Escolas de Samba (Liesa) decidiu em reunião na noite de segunda que nenhuma escola será rebaixada este ano. A ordem do desfile foi alterada para evitar que as três escolas que perderam carros alegóricos e fantasias saíssem na mesma noite, como estava planejado.

A Portela sairá no domingo. União da Ilha e Grande Rio foram mantidas no desfile de segunda-feira. Todos garantem que, em meio a tanta devastação, o que não vai faltar é garra na Avenida.

“A gente vai apresentar um belíssimo carnaval. Vai ser surpresa para todo mundo. Esperem um grande desfile da União da Ilha”, acredita Daniel Ghanem, coordenador da União da Ilha.