Folha | 8 de fevereiro de 2011 - 09:32

Toyota anuncia lucro de US$ 4,6 bi em nove meses

A montadora japonesa Toyota anunciou nesta terça-feira (07) que seu lucro líquido quadruplicou nos últimos nove meses de 2010/2011, graças a uma alta das vendas e apesar da queda nos lucros no último trimestre.

 

Entre abril e dezembro, o grupo japonês registrou lucro líquido de 382,8 bilhões de ienes (US$ 4,662 bilhões). Multiplicou por oito o lucro operacional, a 422,2 bilhões de ienes (US$ 5,14 bilhões) e aumentou em 5% o volume de negócios.

 

A empresa explicou que o resultado é conseqüência dos esforços nas vendas e da redução dos custos.

 

TRIMESTRE

 

No entanto, no trimestre houve queda de 48% apurada pela Toyota Motor em seu lucro trimestral evidenciou a exposição da montadora ao iene valorizado. Ainda assim, a companhia elevou suas previsões para o fechado do ano para além das estimativas de mercado, apoiada em fortes vendas e corte de custos.

 

A Toyota teve lucro operacional de 99,07 bilhões de ienes (US$ 1,21 bilhão) entre outubro e dezembro, ante 189,1 bilhões de ienes em igual período do ano anterior. Nesta comparação, o lucro caiu 38,9%, para 93,63 bilhões de ienes.

 

A queda vista pela Toyota, no entanto, pode ser considerada a maior entre as montadoras japonesas, considerando sua maior exposição a exportações não rentáveis do Japão.

 

RECALLS

 

A número um do setor automotivo, que fez sua fama com base na qualidade e alta tecnologia de seus modelos, tem enfrentado situações difíceis e responde por mais de 200 ações judiciais separadas nos Estados Unidos  que foram encaminhadas a cortes federais. O caso consiste de ações por fraude ao consumidor, além de ações em casos de morte e pedidos de indenização por ferimentos, partindo da queixa de que carros e caminhões da Toyota aceleraram inesperadamente, sem o controle do motorista.

 

Problemas com aceleração involuntária e repentina levaram a Toyota a convocar o recall de mais de 6,5 milhões de veículos nos Estados Unidos para corrigir dois defeitos que a montadora apontou como responsáveis tapetes inadequados que prendiam o acelerador e pedais que ficavam presos.

 

Além disso, a japonesa passa por uma séria crise de imagem, desde o começo de 2010, quando anunciou sucessivos recalls em diversos mercados do mundo. O número alto de reparos ou substituições levou o presidente da companhia, Akio Toyoda, a pedir desculpas públicas no mês de março pelos problemas técnicos e pelas falhas no controle de qualidade de seus veículos na China.

 

Uma grave crise no fim de 2009 e início de 2010 obrigou a Toyota a convocar o recall de mais de 10 milhões de automóveis no mundo por uma série de problemas técnicos, em particular nos pedais de aceleração, que poderiam ficar bloqueados.

 

O recall de milhões de veículos do mercado não se restringe apenas à China. Só nos Estados Unidos e Japão, a empresa foi obrigada a reparar cerca de 1,33 milhão de veículos. No Brasil, cerca de 107 mil veículos do modelo Corolla foram chamados para substituição de peças que não ofereciam segurança adequada na utilização do carro.

 

Em 2009, a companhia passou ainda por perdas históricas provocadas pela recessão mundial.