9 de dezembro de 2004 - 07:34

Contrato de TV faz 7 times deixarem o Clube dos 13

A discussão da divisão do contrato de TV, nesta quarta-feira em São Paulo, levou a um racha no Clube dos 13: sete dos 20 clubes já decidiram deixar a entidade - outros dois podem sair. Do lado dos rebeldes, Flamengo e São Paulo - o Corinthians pode se juntar a eles - lideram a debandada e o movimento para formar uma nova associação.

Entre os que ficaram o comando foi de Vasco e Palmeiras. De manhã, a diretoria do Clube dos 13, com Mustafá Contursi na presidência interina, definiu proposta de rateio de TV.

Nela, os clubes menores eram os principais beneficiados (grupo 3), juntamente com o Santos. Havia aumentos menores para os clubes maiores (grupo 1) e para os clubes médios (grupo 2).

Na assembléia à tarde, a proposta foi levada a votação e venceu por 28 a 25 com os votos ponderados. A proposta valerá para 2005.

Votaram a favor Palmeiras, Vasco, Internacional, Grêmio, Bahia, Coritiba, Goiás, Guarani, Portuguesa e Sport.

Foram contra a proposta Corinthians, São Paulo, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Cruzeiro, Atlético-MG, Vitória e Atlético-PR. O Santos se absteve.

Presidente em exercício, Mustafá rejeitou propostas diferentes das da diretoria e chegou à vitória com o apoio dos clubes de menor expressão. Os nove clubes perdedores ficaram revoltados com "sua truculência".

Inimigos antes da reunião, sete dos clubes assinaram documento no final se desligando do Clube dos 13 e se unindo para formar nova associação diretores de Atlético-MG e Corinthians ficaram de consultar seus presidentes.

"Vamos marcar para a semana reunião com os clubes que deixaram o C13 e outros. Tem muito clube que não é filiado, como o São Caetano, o Paraná, a Ponte, o Juventude, o Paysandu", disse Marcelo Portugal Gouvêa, do São Paulo, que lidera o novo grupo.

"O Mustafá tentou enfiar goela abaixo e assim não dá", acrescentou Márcio Braga, do Flamengo.

A intenção do grupo é negociar com a Globo por meio desta nova associação ou em separado por cada clube. Nesta quarta-feira, só os 11 clubes que ficaram no C13 assinaram a renovação do contrato 2006/2008.

 

 

Terra Redação