Portal Educação | 28 de janeiro de 2011 - 15:20

Índice de diabetes pode ser reduzido com caminhada

Caminhar emagrece, melhora as dores musculares e ainda reduz o risco de diabetes. Esse novo resultado indica que andar rotineiramente pode diminuir os problemas relacionados com o açúcar no corpo.

O estudo é o primeiro no mundo a mostrar efeitos de mudanças em longo prazo relacionadas à atividade física e à sensibilidade à insulina. Ele foi analisado por pesquisadores do Murdoch Chidren Research Institute, em Melbourne.

Entre 2000 a 2005 aproximadamente 592 adultos de meia-idade participaram da análise por nível de diabetes.

Os moradores da Austrália responderam questionário relacionado à dieta e ao estilo de vida. Todos passaram por exames e receberam um acessório a ser utilizado que mede o número de passos dados diariamente (pedômetros).

Quem andou mais durante os cinco da pesquisa teve melhora no índice de massa corporal. Os pesquisadores ainda notaram uma redução de medidas entre cintura e quadril, e melhor sensibilidade à insulina.

“A diabetes é uma doença grave que afeta grande parte da população e tem complicações importantes para os pacientes”, explica o enfermeiro Alisson Daniel, tutor do Portal Educação.

Segundo o profissional, esta pesquisa reforça o que há muito tempo é indicado para controle de peso e hipertensão. “O resultado da análise auxiliará pacientes com predisposição a desenvolver a diabetes”, salienta o tutor do Portal Educação.

Especialistas explicam que é recomendado que as pessoas percorram três mil passos por dia durante cinco dias por semana. No entanto, a orientação popular diz que o ideal são 10 mil passos por dia. Para os pesquisadores, seguir essa orientação pode triplicar a sensibilidade à insulina