8 de dezembro de 2004 - 10:45

Projeto Siga Brasil dará acesso a gastos públicos

A partir de hoje, qualquer cidadão poderá ter acesso a uma base de dados sobre o planejamento, orçamento, fiscalização e controle dos gastos públicos. O presidente do Senado, José Sarney, lançou o Siga Brasil, um sistema que reúne informações de diversas fontes, dentre elas, o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siaf) e o Sistema de Elaboração Orçamentária (Selor), gerido pelo Congresso Nacional.

As consultas poderão ser feitas nos computadores instalados no Salão Azul do Senado. Segundo o consultor geral de Orçamento do Senado, Fábio Gondim, o sistema estará na internet no ano que vem.

O Siga Brasil estará disponível também para servidores do Congresso, jornalistas que cobrem a área econômica e técnicos envolvidos com o processo orçamentário. Para isso, é necessário o cadastramento na Consultoria de Orçamento, Fiscalização e Controle do Senado Federal.

A montagem do sistema levou cinco anos e foi feita a partir da demanda de parlamentares que buscavam informações sobre o andamento da destinação de emendas do Orçamento, na Consultoria de Orçamento, Fiscalização e Controle do Senado Federal.

O senador José Sarney considerou o sistema uma peça fundamental para dar transparência ao controle de gastos públicos. "Estamos, assim, oferecendo um instrumento de democracia, que valoriza o cidadão", afirmou.
 
 
Agência Brasil