Da Redação - Fátima News | 21 de janeiro de 2011 - 06:40

Cerca de 38 mil trabalhadores rurais de MS receberam capacitação do Senar

Arquivo Senar/MS

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) fechou o ano de 2010 com a meta de atendimentos superada em 42,5%. Em todo o Estado, por meio da parceria com os Sindicatos Rurais municipais, o Senar/MS levou conhecimento e informação a 38,4 mil pessoas, sendo que a meta estabelecida para o período era 26,9 mil.

Agricultura, pecuária, agroindústria, aquicultura, prestação de serviço, extrativismo, silvicultura, alimentação e nutrição, artesanato, cultura, esporte, educação, organização comunitária, saúde, entre outros. No total, foram 2002 ações entre cursos, treinamentos, palestras e capacitações oferecidos gratuitamente em 2010, totalizando uma carga horária de 53,3 mil horas/aula.

Para o superintendente do Senar/MS, Clodoaldo Martins, a superação de resultados se deve ao investimento em profissionalização dos técnicos e instrutores que atendem ao homem do campo. "O Senar mantém um trabalho constante de atualização e busca de novos focos de atuação, sempre privilegiando as potencialidades de cada região", enfatizou o dirigente.

Além dos cursos de profissionalização e promoção social, o Senar também investe na realização de ações por meio de Programas Especiais. No ano passado, os 10 programas e projetos executados pelo Senar/MS atenderam 14,9 mil pessoas ligadas à atividade rural. O número representa 28,9% a mais que 2009, quando 10,5 mil trabalhadores rurais receberam qualificação profissional.

Entre os temas abordados nas capacitações, estão o manejo básico de pastagens, cultivo de plantas medicinais, operação e manutenção de carregadoras de cana-de-açúcar, gestão ambiental, adestramento de equinos, aplicação de medicamentos de bovinos, produção de pólen e culinária básica.

Para o próximo mês já está prevista a realização de 222 cursos que devem capacitar cerca de 2,5 mil trabalhadores rurais. Esse ano, os cursos do Senar/MS iniciam em todo o Estado a partir de 1° de fevereiro. O Senar mantém um portfólio de 105 cursos diferentes, oferecidos gratuitamente, sob demanda e em parceria com os sindicatos rurais. O calendário de cursos está disponível no endereço eletrônico www.senarms.org.br.

Sobre o Senar

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) é uma instituição mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Tem o objetivo de desenvolver ações educativas, que visam o desenvolvimento do homem rural como cidadão e como trabalhador, numa perspectiva de crescimento e bem-estar social.

 

O Senar está  presente em todos os municípios de Mato Grosso do Sul, atuando em parceria com os 68 sindicatos rurais e desenvolvendo iniciativas de educação, informação e conhecimento em agronegócio. O trabalho é desenvolvido a partir da missão de contribuir com o setor agropecuário, um dos mais importantes vetores da economia do Estado.