8 de dezembro de 2004 - 08:40

Exposição mostra conquistas da Embrapa em biotecnologia

O 30º aniversário da unidade de biotecnologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) será comemorado na Câmara com uma exposição e audiência pública, a serem realizadas pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. O objetivo dos eventos, solicitados pelo deputado Leonardo Vilela (PP-GO), presidente da Comissão, é mostrar os principais resultados de pesquisa desenvolvidos pela unidade de Recursos Genéticos e Biotecnologia da empresa.
No Espaço Mário Covas, os visitantes poderão conferir, a partir das 9 horas, uma exposição de publicações e banners.

Histórico
O deputado Leonardo Vilela lembra que a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia - uma das 40 unidades da estatal - foi criada em 22 de novembro de 1974, com o nome de Centro Nacional de Recursos Genéticos (Cenargen). Na década de 80, a unidade passou a atuar também em biotecnologia agropecuária e em controle biológico de pragas, passando a se chamar Centro Nacional de Pesquisa de Recursos Genéticos e Biotecnologia.
Nos anos 90, com o avanço das pesquisas em biologia molecular, a unidade incorporou as suas atividades o seqüenciamento de genomas estrutural e funcional, na busca de genes de importância estratégica para espécies agrícolas, além de técnicas de transformação genética de plantas e clonagem na raça bovina.

Transgênicos
Leonardo Vilela destaca que o Brasil já está testando no campo os primeiros produtos geneticamente modificados - mamão, feijão e batata -, com genes de resistência a vírus, e avança no desenvolvimento de plantas e animais transgênicos com capacidade de produzir fármacos. Apesar disso, o público não verá nenhuma planta transgênica em desenvolvimento porque, de acordo com a legislação, elas não podem ser retiradas dos laboratórios onde estejam sendo testadas.
 
 
 
Agência Câmara