Uol | 17 de janeiro de 2011 - 13:00

Após problemas, MEC limita acesso de estudantes ao Sisu

Após problemas com lentidão e instabilidade, o MEC (Ministério da Educação) decidiu limitar o tempo dos candidatos no site do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que inscreve para mais de 83 mil vagas em instituições públicas com base na nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (17).

Cada estudante terá 20 minutos para navegar pelo sistema e fazer suas opções. Se a página do sistema de inscrição ficar aberta por mais de dez minutos sem atividade, a sessão será encerrada automaticamente. Essa nova regra está valendo desde as 6h da manhã de hoje quando o sistema voltou a funcionar -- o Sisu fica disponível para inscrições das 6h às 23h59 hoje e amanhã.

Segundo nota da assessoria de imprensa da pasta, "com a medida, o MEC pretende limitar a navegação excessiva na página de inscrição" -- uma estratégia para evitar o congestionamento. Simulações podem ser feitas na página do Sisu - http://sisu.mec.gov.br/.


50 mil inscrições por hora

Segundo o MEC, o sistema está preparado para receber 50 mil inscrições por hora -- cerca de 833 inscrições por minuto num cálculo simples. Na manhã desta segunda, a média de acesso está em 400 por minuto.

Quando o tráfego supera os 50 mil por hora, "ocorre a tendência de lentidão", segundo o MEC. Por isso, o órgão recomenda que "as simulações sejam feitas no hot site e o acesso à página de inscrição, em momento propício".

No primeiro dia de inscrições, o Sisu recebeu cerca de 357 mil inscrições.