Reuters | 15 de janeiro de 2011 - 10:34

Após salto, consumo de frango no país deve crescer menos em 2011

O consumo de frango no Brasil, que aumentou mais de 15 por cento em 2010, deverá reduzir o ritmo de crescimento em 2011, avaliaram na quinta-feira executivos da Ubabef (União Brasileira de Avicultura).

No ano passado, por conta da melhora da renda da população e de outros consumidores que reduziram compras da cara carne bovina, optando pelo frango, o consumo no Brasil passou para 44 kg por habitante, ante 38 kg em 2009.

"Deve crescer menos (em 2011), 2010 foi um ano atípico", disse Ariel Mendes, diretor de Produção da Ubabef.

"Em 2010 houve um aumento da renda da população das classes D e E", afirmou ele, lembrando também que o frango ganhou espaço da carne bovina, cujos preços deram um salto em meio à escassez de bois prontos para abate no país.

Mas, de acordo com Mendes, a expectativa é de que o crescimento no consumo de frango continue, mesmo que a elasticidade na demanda não seja tão grande pelo fato de o produto já ser a carne mais consumida no Brasil.

"Vai aumentar (o consumo) em cortes e produtos processados, e é uma carne que tem uma imagem saudável, de ser uma carne com menos gordura...", disse ele.

Em relação à média global de consumo, de 13,5 kg per capita ao ano, o do Brasil é considerado elevado, mesmo o país consumindo bons volumes de outras carnes.

Em países árabes, o consumo de carne de frango chega a atingir 70 kg por habitante/ano, segundo a Ubabef.