UOL | 15 de janeiro de 2011 - 08:12

Número de acessos à banda larga cresceu 71% em 2010

Os serviços de banda larga no Brasil tiveram 34,2 milhões de acessos fixos e móveis, o que representou um aumento de 71% na base de clientes das prestadoras privadas em 2010. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) nesta quinta (13).

Em 2010 foram ativadas 14,2 milhões de novas conexões, o que significa que a cada minuto 27 novos usuários passaram a ter acesso à internet rápida no Brasil.

O levantamento da Telebrasil leva em conta os acessos em banda larga fixa, modems de conexão à internet móvel e terminais de terceira geração (3G), como os smartphones. Neste último segmento, o crescimento chegou a 257% no ano, passando de 4 milhões em dezembro de 2009 para 14,6 milhões no fim do mês passado.

Ainda de acordo com o estudo, a banda larga fixa cresceu 20% no mesmo período -- de 11,4 milhões para 13,6 milhões. O número de modems passou de 4,6 milhões para 6 milhões.

Apenas no quarto trimestre de 2010, 3,6 milhões de novos acessos fixas e móveis foram ativados.

Plano Nacional de Banda Larga

A Telebrás deve fechar ainda em janeiro acordos com a Petrobras e a Eletrobras para usar a rede de fibras óticas das duas estatais para cumprimento do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), que vai levar internet de alta velocidade para 1.173 cidades.

A informação foi dada pelo presidente da Telebras, Rogério Santanna, que se reuniu na quarta (12) com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. “O ministro [Paulo Bernardo] já tratou com o ministro [de Minas e Energia, Edson] Lobão para apressar essas tratativas”, disse.

Na última sexta-feira (7), Paulo Bernardo disse que ainda está sendo estudada a forma pela qual a Telebrás vai remunerar as estatais pelo uso das redes. Santanna, no entanto, não informou valores. A Telebras terá R$ 589 milhões para implantar o PNBL.