Nova News | 14 de janeiro de 2011 - 17:08

Paulista é preso em Bataguassu por pescar durante a piracema

Durante fiscalização no Lago da Usina Sérgio Mota, a PMA (Polícia Militar Ambiental) de Bataguassu prendeu um homem identificado como V. S., de Presidente Epitácio (SP), que pescava durante a piracema, período em que a pesca é proibida. A ação ocorreu nesta quinta-feira (13), por volta das 13h.

O pescador, que é profissonal, estava com peixes nativos e fazia uso de petrechos proibidos. O acusado foi preso em uma embarcação e estava com 15 kg de pescado das espécies tucunaré, tilápia e curimbatá

Foram apreendidos os peixes, um barco, um motor de popa e seis redes de pesca.

Exceções
Segundo a PMA, na piracema, a pesca em lago é permitida apenas para amadores e profissionais, mas desde que capturem peixes exóticos, sem a utilização de petrechos de malhas, como redes e tarrafas.

“No caso, além de capturar curimbatá, que é peixe nativo e a pesca é proibida, o pescador utilizava petrechos proibido para a pesca (redes)”, explica a PMA.

Punição
O pescador recebeu voz de prisão e foi encaminhado, juntamente com o material apreendido, até Delegacia de Polícia Civil de Bataguassu, onde foi autuado em flagrante por crime de pesca predatória.

Se condenado, ele poderá pegar pena de um a três anos de detenção. A PMA também efetuou autos de infração administrativos e arbitrou multa de R$ 2 mil contra o autuado.