mÍ | 14 de janeiro de 2011 - 14:10

Prefeitos de MS votam hoje para eleger presidente da Assomasul

Prefeitos dos 78 municípios do Estado votam em Campo Grande nesta sexta-feira (14) na eleição da Associação dos Municípios (Assomasul). Jocelito Krug, de Chapadão do Sul, é o único candidato à presidência e deve assumir o cargo para um mandato de dois anos. O prefeito de Terenos, Beto Pereira, deixa o comando da associação.

Liderar os municípios em uma associação empresta visibilidade política ao presidente, além de facilitar o acesso institucional com os governos estadual e federal, Assembleia Legislativa, Câmara de Vereadores, Tribunal de Contas, Câmara dos Deputados, Senado, entre outras. Já estiveram à frente da Assomasul nomes que se projetaram no cenário político, como Reinaldo Azambuja (hoje deputado federal) e Dirceu Lanzarini (ex-diretor da Fundesporte).

O horário de votação é das 8h às 17h na sede da entidade. A posse da nova diretoria, composta por 20 prefeitos, ocorrerá no dia 31 de janeiro.

Uma das principais tarefas da nova diretoria da Assomasul é dar continuidade à briga pelos royalties do petróleo na camada do pré-sal, projeto vetado pelo então presidente Lula, e a aprovação da emenda 29, que fixa percentuais de investimento na área de saúde.

Compõem a diretoria da Assomasul os seguintes cargos: Presidente, 1º Vice-Presidente, 2º Vice-Presidente, Secretário-Geral, 1º Secretário-Geral, 2º Secretário-Geral, Tesoureiro Geral, 1° Tesoureiro, Diretoria de Relações Públicas, Diretoria de Assuntos Municipalistas, Diretoria de Patrimônio, Diretoria de Saúde, Diretoria de Cultura, Diretoria Esportiva, além de três membros do Conselho Fiscal e suplentes.