VEJA | 14 de janeiro de 2011 - 09:24

Desmantelada rede de tráfico de drogas da Colômbia

Dois romenos acusados de ser membros de uma grande quadrilha de tráfico de cocaína coordenada por criminosos colombianos foram presos, anunciou nesta sexta-feira a promotoria romena especializada na luta contra o crime organizado (DIICOT).

"A cabeça desta rede do crime organizado está na Colômbia e é constituída pelos líderes do cartel das drogas de Medellín, os irmãos Miguel e Victor Mejía Munera (chamados de "os gêmeos"a)", destacou a DIICOT.

Segundo a promotoria, os dois detidos, Nadolu Constantin e Iosif Catalin, eram encarregados de enviar a cocaína para a Romênia, procedente do Equador. Um colombiano que trabalhava com eles, Víctor Manuel Porto Sánchez, é procurado sob acusações de tráfico de drogas e homicídio.

Os denunciados são acusados de participar da organização de um transporte de cocaína por via marítima do porto equatoriano de Guayaquil até o porto espanhol de Algeciras (sul) e depois rumo à Itália e ao porto romeno de Constanta (leste). A investigação foi realizada pela promotoria romena, com a ajuda de funcionários americanos da Agência Antidrogas (DEA) e das autoridades espanholas, italianas e equatorianas.