Dourados Agora | 11 de janeiro de 2011 - 06:00 DOURADOS

Lixo da feira livre causa transtorno em Dourados

Hedio Fazan

Cada vez que termina a feira livre da rua Cuiabá, aos domingos, começa o problema dos moradores. O lixo jogado nas calçadas causa mau cheiro e torna insuportável a vida dos que residem naquelas imediações. Nesse último final de semana o problema voltou a se repetir e os dejetos só foram retirados depois dos apelos.

As ruas João Rosa Góes e Presidente Vargas amanheceram ontem tomadas por resto de frutas e verduras, caixas de madeira, sacolas plásticas e alimentos. O problema foi resolvido depois que o morador Oladir Leopoldo Finck bateu às portas da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur) para cobrar a limpeza.

Segundo ele, os dejetos nem sempre ficam esparramados pelo chão. “Não é todo final de semana que isso acontece, porém frequentemente se repete e a limpeza vem depois de várias reclamações”, aponta o morador. A feira acontece todos os sábados, o dia inteiro, e domingos pela manhã. Ainda no último dia à tarde uma equipe de limpeza recolhe a sujeira deixada pelos feirantes e lava a rua Cuiabá. Acontece que em cada via de acesso à Rua Cuiabá, a empresa terceirizada pela prefeitura deixa uma caçamba (container) para que também se possa depositar lixo. É aí que o problema acontece e causa incômodo aos feirantes.

Depois do expediente, feirantes das barracas de hortaliças e alimentos em geral utilizam a caçamba para depositar o lixo. Como o espaço é pequeno para a demanda, alguns dejetos são colocados ao lado dentro de sacolas. “Muitas vezes o container está tão cheio que na hora da empresa vir buscá-lo muita coisa cai e fica espalhado pelo chão”, disse Oladir Leopoldo.

As sacolas que ficam no chão são rasgadas por cachorros. O vento se encarrega de espalhar toda a sujeira. “Muitos catadores de papelão e demais recicláveis vasculham a caçamba e derrubam muita coisa no chão. O problema é que a empresa que retira o container nem sempre recolhe o que cai”, questiona o morador. O lixo nas calçadas já chegou a ficar no local por até dois dias.

SEMSUR

O responsável pela coleta de lixo em Dourados, Antônio Targas, disse que a partir da semana que vem haverá dois containers nas vias que dão acesso à rua Cuiabá. Ontem pela manhã ele esteve no local e constatou o problema. “Ficou acertado com a empresa sobre essa ampliação de mais um container, sobretudo que, após a sua retirada, haja também uma limpeza para recolher os dejetos que cairam ao chão”, ressaltou Targas, garantindo que toda a limpeza será feira no domingo à tarde.