www.saudebrasilnet.com.br | 8 de janeiro de 2011 - 09:32

Câncer poderá ser detectado por exame de sangue

Os tumores de próstata, mama, intestino e pulmão são o alvo inicial. O teste possibilita detectar uma única célula tumoral entre 1 bilhão de células saudáveis.

E poderá, no futuro, até substituir, em determinados casos, mamografias, colonoscopias e outros métodos que são invasivos, para o diagnóstico da doença.

O teste, inicialmente, poderá também ajudar a monitorar a evolução de terapias.

Atualmente são utilizados mecanismos como ultrassom e ressonância magnética que só detectam mudanças no câncer, de dois a quatro meses, depois de iniciado o tratamento.

Este novo exame será útil especialmente em casos de câncer com maior risco de metástase (quando as células cancerígenas se deslocam do local de origem do tumor e se espalham por outras regiões do organismo).

Vale mencionar, contudo, que segundo especialistas a expectativa é de que o processo de aprovação e disponibilização deste exame leve cerca de dois anos.

O exame:

Utiliza um microchip com 78 mil cilindros minúsculos, que contém anticorpos (que atraem células cancerígenas);

O sangue é colocado na superfície desse microchip (apenas as células tumorais ficam "grudadas" nos cilindros e adquirem uma cor reluzente em função de um tipo de reagente, facilitando a visualização pelos médicos e pesquisadores