| 7 de janeiro de 2011 - 10:46

Cochilo no intervalo do estudo ajuda no desempenho escolar

Aquele cochilo entre um estudo, livro e trabalho escolar pode ajudar a melhorar o desempenho dos alunos. Segundo especialistas o processo ajuda na qualidade do estudo, e não deve ser levado como uma desculpa para deixar os livros de lado.

Todo adolescente gosta de uma desculpa, agora dizer que o sono é mais importante não é verdade. “O mais importante é o aluno ficar atento ao sintoma de stress durante o período de estudos, para que não interfira no futuro educacional”, destaca a tutora do Portal Educação, Emileide da Costa. A educadora destaca ainda que o sono é apenas um agregado e contribui para a qualidade de vida.

Segundo Giana Falkemback, psicóloga dos pré-vestibulares Máster e Riachuelo, de Santa Maria, Rio Grande do Sul, um adulto não consegue ficar mais de 20 minutos concentrado. “E se um adulto fica somente 20 minutos sem desvio de atenção, um jovem fica menos ainda”, explica a especialista.

A dica é que a cada 30 minutos de estudo, 10 minutos sejam reservados para esfriar a cabeça, e até mesmo oxigenar o cérebro dormindo. O alerta é para um período longo de aprendizagem. Ficar horas “debruçada” nos livros só resulta em quantidade, e o que deve prevalecer é a qualidade.
Portal da Educação