Folha Online | 6 de janeiro de 2011 - 17:10

Inflação baixa é condição para crescimento sustentável do país

Em sua primeira entrevista como presidente do Banco Central, o economista Alexandre Tombini afirmou que inflação baixa é condição necessária, embora não seja suficiente, para garantir o crescimento sustentável do país.

"Não há mais aquele debate de que um pouquinho mais de inflação trará um pouco mais de crescimento", afirmou. "A nossa contribuição para o crescimento é essa."

Tombini voltou a defender uma redução da meta de inflação para patamares mais próximos do verificado nas economias emergentes. Disse, no entanto, que primeiro é preciso consolidar a meta atual, 4,5%, patamar que só deve ser alcançado novamente em 2012 pelas previsões do BC.

DÓLAR

Em relação ao câmbio, o presidente do BC comentou a medida anunciada mais cedo e disse esperar que os bancos reduzam sua posição no mercado de câmbio, que é de aposta na queda da moeda estrangeira.

Afirmou ainda que haverá tempo para que o sistema bancário se ajuste --compre dólares-- para se enquadrar à nova regra.

"As instituições têm de ter cautela quando assumem compromissos em moeda estrangeira. A posição [dos bancos] estava super-dimensionada", afirmou.

GUERRA CAMBIAL

Tombini afirmou que a recuperação das principais economias mundiais tem sido mais lenta do que se imaginava inicialmente. Além disso, a tentativa de restabelecer a normalidade tem levado à adoção de políticas que geram impacto sobre os demais países, como o Brasil.

"Há uma ampla liquidez internacional, procurando retorno em outras economias. O Brasil continua sendo uma economia aberta aos fluxos internacionais. Temos de utilizá-los em benefício do crescimento sustentável", afirmou.