Agência Brasil | 5 de janeiro de 2011 - 07:06

Campo Grande recebe nota máxima em oito das 10 áreas avaliadas

O prefeito Nelson Trad Filho(PMDB) recebeu o relatório final de desempenho da Prefeitura de Campo Grande, na avaliação feita para o Prêmio Prefeito Inovador do Serviço Público. Na avaliação do MBC (Movimento Brasil Competitivo), Microsoft Brasil, Intel Brasil e Symmtics, organizadores do prêmio, a Capital sul-mato-grossense recebeu uma das melhores avaliações, com nota geral de 9,6 de um máximo de 10.

O principal objetivo do “Prefeito Inovador” e promover a modernização e desburocratização do serviço público municipal brasileiro. No ano de 2010, o evento contou com a participação de 102 prefeituras. O prêmio refletiu direta e indiretamente na cultura organizacional dos municípios envolvidos e apontou os pontos fortes e oportunidades de melhoria evidenciadas durante o processo de avaliação.

Para o prefeito Nelson Trad Filho, a cada ano que passa sua equipe de secretários e funcionários trabalham para melhorar o atendimento e a qualidade dos serviços públicos. “Nossos serviços são de qualidade. Vamos manter o que é bom e melhorar ainda mais a qualidade dos serviços para atender bem a população”, enfatizou.

Campo Grande recebeu nota máxima nas áreas de educação, preservação do meio ambiente, promoção da saúde, em organização nos serviços públicos, planejamento estratégico, transparência e gestão orçamentária, no atendimento e serviços ao cidadão e à sociedade, e, também, na melhoria do ambiente de negócios. Somente em resultados qualitativos e resultados quantitativos, o Município recebeu nota 8.

Educação

No Plano Municipal de Educação, o destaque está na inclusão digital de todas as escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino). Para isso, a administração implementou e implantou laboratórios de informática e ainda as escolas de Tempo Integral, onde cada aluno conta com um notebook, durante as aulas. Outra inovação foi a matricula digital que facilita a vida da população. Cem por cento da rede escolar são contempladas com laboratório de informática.

Meio Ambiente

A prática adequada está na utilização de ferramentas de geoprocessamento para a atualização dos planos de manejo das áreas de proteção ambiental - APA. Utilização de smarthfones que auxiliam na pesquisa das espécies arbóreas visando a elaboração do Plano Diretor de Arborização Urbana de Campo Grande.

Saúde

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) adota como prática a disponibilização, no espaço reservado a saúde no portal do município, campanhas, programas, informações e orientações relativas à promoção da saúde, assim como link com mapa de localização dos postos de saúde, com endereço e telefone. A Prefeitura de Campo Grande possui controle dos pacientes por meio do sistema Hygia. Este sistema possui histórico e controle dos pacientes e pode ser acessado de qualquer Unidade Básica de Saúde por meio de senhas.

Organização

As rotinas administrativas são monitoradas e gerenciadas por meio de recursos e infraestruturas de Inovação Digital. Este monitoramento é realizado através do SISGRAN e do ARGIRUS. Todo este monitoramento é feito via web. Para realizar todo este trabalho de monitoramento, desde 2007 a Prefeitura buscou financiamentos por meio do IMTI (Instituto Municipal de Tecnologia da Informação). Este trabalho inclui e contempla ações que visam à modernização da gestão municipal.

Planejamento

A partir das informações obtidas por meio do Sisgran, os projetos são definidos, detalhados e disponibilizados para as áreas envolvidas. Algumas iniciativas de maior relevância são disponibilizadas e acompanhadas no site da Prefeitura de Campo Grande.

Gestão Orçamentária

O Sistema Gerencial Interno permite a definição do orçamento do custeio e despesas, através de dados obtidos no Sistema Financeiro Contábil Geral. O Sistema proporciona ao gestor de cada secretaria um monitoramento global de suas receitas e despesas. A receitas são definidas através das propostas orçamentárias para execução de despesas futuras do município.

Atendimento e serviços ao cidadão

A população pode solicitar ou agendar serviços por meio da Central de Atendimento do Cidadão ou diretamente com as secretarias. A Prefeitura disponibiliza no site oficial, na página de cada órgão ou secretaria, o link “Fale Conosco”, espaço destinado ao cidadão para realizar sugestões.

Melhoria do ambiente de negócios

O contribuinte tem condições de consultar e retirar guias, solicitar formulários, alvarás de licença por meio do Portal de Atendimento. Outra qualidade de serviço é a consulta da situação fiscal, emissão de certidões, alvarás e cartões de inscrição e validação das certidões através do código de autenticidade impresso.