7 de dezembro de 2004 - 07:20

Azevedo é condecorado pela Marinha

Cláudio Xavier

O prefeito de Glória de Dourados, José de Azevedo (PMDB), será condecorado com a Medalha do Mérito Tamandaré, concedida pelo comandante da Marinha do Brasil. Ontem, Azevedo recebeu o ofício do gabinete da Marinha, em Brasília, comunicando da comenda proposta pelo Conselho da Ordem do Mérito Naval. No mesmo documento, o prefeito é cumprimentado pelo Contra-Almirante, chefe de Gabinete do Comando da Marinha e secretário do Conselho da Ordem do Mérito Naval, João Afonso Prado Maia de Faria. Conforme programação oficial, a imposição da condecoração ocorrerá durante a cerimônia comemorativa do Dia do Marinheiro, organizada pelo comando do 6º Distrito Naval, na base em Ladário.
O prefeito é reconhecido pela Marinha do Brasil, em razão de ser o criador da 1ª Mix de Guardas Mirins de Glória de Dourados, entidade de caráter paramilitar, que atende jovens e adolescentes do município. A instituição foi fundada em 10 de outubro de 1984, no segundo mandato de José de Azevedo, considerada um dos mais importantes patrimônios da região da Grande Dourados.
A 1ª Mix de Guardas Mirins é uma instituição de educação suplementar, como também de apoio à juventude do município. Segundo Azevedo, o objetivo principal da criação da entidade foi combater a droga no seio da juventude estudantil. “Na época, pela nossa proximidade com a fronteira, estávamos sendo vítimas dos traficantes ‘formiguinhas’, que estavam disseminando entorpecentes entre a juventude, o que nos levou a elaborar este projeto”, conta o prefeito. A Guarda Mirim é estruturada com base paramilitar, tomando por escopo a Marinha do Brasil, razão pela qual tem em seu quadro o Grupamento de Fuzileiros Navais Mirins, o Pelotão de Saúde, os marinheiros mirins e o colégio municipal Marinha do Brasil. Azevedo ressalta que, tudo isto, foi criado “com muito respeito pela nossa gloriosa Marinha do Brasil e pelos comandados do Almirante Tamandaré”. Assim, comenta ele, tem proporcionado, no decorrer dos anos, estreito e sadio relacionamento com a Armada, especialmente, através do 6º Distrito Naval, sediado na base naval Barão de Ladário. “Os diversos contra-almirantes que ali estiveram, bem como pelos inúmeros comandantes do Grupamento dos Fuzileiros Navais, sempre dispensaram atenção e carinho à 1ª Mix de Guardas Mirins de Glória de Dourados”, conclui o homenageado da Marinha.