7 de dezembro de 2004 - 07:00

Governo proíbe mais de 100 medicamentos

Aproximadamente 130 medicamentos similares foram proibidos hoje pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) porque os laboratórios fabricantes não apresentaram os testes de biodisponibilidade relativa. A medida segue a resolução que tem como objetivo garantir que o remédio similar tenha o mesmo desempenho do medicamento referência, ou seja, de marca.

Todos os similares proibidos são usados no tratamento de doenças de alto risco, como hipertensão, epilepsia, asma e problemas cardíacos.

De acordo com o diretor-adjunto da Anvisa, David Rumel, os fabricantes terão o registro do produto cancelado e deverão recolhê-los do mercado. "Tiveram tempo de provar. Quem não provou está fora do mercado", disse David. Amanhã, a resolução com a listagem dos medicamentos será publicada no Diário Oficial da União.

Segundo David Rumel, o teste de biodiversidade relativa é um teste feito com pacientes, onde se compara a absorção, distribuição e eliminação do do princípio ativo para a corrente sangüínea de dois medicamentos, tanto o de referência quanto a cópia. A cópia, que no caso é o similar, tem que provar que sua distribuição é igual ao medicamento de referência.

Os produtos de alto risco - chamados de baixo índice terapêutico - causam rápido efeito tóxico com pequenas alterações de doses, o que pode colocar em risco a vida dos pacientes.

Todos os similares novos que estarão no mercado até 2014 serão submetidos a testes em centros habilitados pela Anvisa. Para saber quais são os medicamentos proibidos está disponível o telefone disque-saúde da Anvisa: 0800-611997

 

Terra Redação