6 de dezembro de 2004 - 11:07

Grandão pede alongamento de débitos do Pronaf

O deputado federal João Grandão (PT-MS) está reivindicando aos Ministérios do Desenvolvimento Agrário e da Fazenda o alongamento dos débitos de operações de crédito rural tendo como mutuários os agricultores familiares enquadrados no grupo A/C do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).

O pedido do parlamentar se justifica pelo fato das lavouras cultivadas no período 2003/2004 em diversos municípios dos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina terem sido prejudicadas por fenômenos climáticos adversos, como estiagem prolongada e tempestades que acarretaram drástica quebra de safra.

Segundo João Grandão, os agricultores familiares enquadrados no grupo A/C do Pronaf não foram beneficiados pela prorrogação do vencimento do crédito de investimento. “Somente no município de Ponta Porã no MS, há cerca de quatrocentas e oitenta famílias de agricultores afetadas pelo problema  e empobrecidos pela perda da safra 2003/2004  e sem possibilidades de ter acesso aos créditos de custeio da safra 2004/2005 ou aos recursos do Pronaf para investimento em sericicultura, bovinocultura de leite e outras atividades”, afirmou o parlamentar. Colaborou Nicanor Coelho.
 
 
 
Fátima News