Terra | 9 de novembro de 2010 - 13:53

Brasil precisa gerar 15 milhões de empregos em dez anos, diz OIT

O Brasil precisa criar 15 milhões de empregos nos próximos dez anos apenas para absorver o número de pessoas que entrarão no mercado de trabalho, segundo estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) divulgado na segunda-feira.

 

A organização está preocupada com a débil recuperação do emprego no mundo depois dos abalos da crise financeira mundial. Segundo a OIT, países emergentes como o Brasil estão apresentando elevação das vagas de trabalho, porém ainda inferior ao necessário para absorver a mão de obra ociosa existente e a quantidade de pessoas que devem se incorporar à população economicamente ativa.

 

Em dez anos, 212 milhões de pessoas passarão a compor a população economicamente ativa entre os países do G20, segundo a OIT. A Índia é a que terá o maior desafio, com 62% do total. Em segundo lugar, está a China - onde 23 milhões de pessoas devem iniciar a busca por emprego nos próximos dez anos - seguida pela Indonésia, com 20 milhões.

 

Os Estados Unidos, onde a preocupação com a falta de criação de empregos em grande volume aumenta, terá de absorver 11 milhões de novos integrantes na população economicamente ativa.

 

Ao todo, o G20 terá de criar 21 milhões de empregos por ano até 2010 para absorver este contingente.

 

Segundo a OIT, apenas seis países devem reduzir o número de pessoas com idade para trabalhar. Entre eles, a organização destaca Japão e Rússia.

 

O estudo foi divulgado pela OIT especialmente para a reunião do G20 na Coréia do Sul.