Demerval Nogueira / Fátima News | 9 de novembro de 2010 - 10:34 GLÓRIA DE DOURADOS

Glória de Dourados recebe carreta itinerante Hospital do Câncer de Barretos

Demerval Nogueira / Fátima News

O município de Glória de Dourados recebeu no início desta semana, a carreta itinerante do Hospital de Câncer de Barretos. Este trabalho faz parte de convênio assinado entre a Prefeitura de Glória de Dourados e o HC de Barretos (SP), pertencente à Fundação Pio XII. Durante as sete horas que permaneceram em Glória, foram realizadas 35 consultas de próstatas e 25 consultas de pele. Esteve presente o vereador Luiz Carlos Ferreira “Luizinho”.

 

A carreta itinerante do HC de Barretos tem uma equipe composta por um médico, Dr. Raphael Hakel Júnior, uma enfermeira, Sílvia Martins e três técnicas de enfermagem, Gislene, Priscila e Natália, além de Eduardo, motorista do veículo devidamente equipado para a execução dos procedimentos de praxe. Participaram também as enfermeiras da Unidade Básica de Saúde Central (UBSC), entre outros funcionários que auxiliaram nos trabalhos diversos.

 

A secretária municipal de Saúde, Dra. Lucimar dos Santos Gomes de Souza acompanhou os trabalhos desde o início até o final e esclareceu, “este trabalho é altamente significativo para a população de Glória, principalmente para aqueles cadastrados com antecedência junto a Secretaria de Saúde e que realizaram suas consultas de próstatas ou aqueles que passaram pela consulta de pele, em torno de 60 pacientes que, notadamente, não precisarão procurar grandes centros para realizar este tipo de consulta”, disse a secretária, que também agradeceu a equipe da carreta itinerante do HC de Barretos, aos funcionários que participaram diretamente do trabalho, os Agentes Comunitários de Saúde, pelo esforço desenvolvido e principalmente ao prefeito Dr. Arceno Athas Júnior, que não tem medido esforços para que tudo isto aconteça em Glória de Dourados.

 

Os atendimentos desta feita abrangeram 60 pessoas, homens e mulheres, e tudo ocorreu dentro da normalidade, sem maiores dificuldades. O médico e chefe da equipe, Raphael Hakel Júnior comentou sobre a necessidade de anteceder a doença e destacou, “é necessário que todos façam os exames preventivos, porque quanto mais cedo descobrir a doença, mas fácil será a cura”, diagnosticou o médico relatando ainda, “a prevenção é uma atitude que salva, por isto temos que prevenir”. A carreta itinerante do HC de Barretos continua por mais alguns dias nesta região do Estado, onde farão novas consultas em outros municípios.