TV Morena | 8 de novembro de 2010 - 09:40

Em MS, 25,4 mil candidatos não fizeram as provas do Enem

Em Mato Grosso do Sul, 97,8 mil estudantes se inscreveram para realizar as provas do Enem (Exame Nacional do ensino Médio), mas 25,4 mil candidatos não compareceram no segundo dia de provas, registrando abstenção de 26% no domingo e 23% no sábado. Em todo o País, 3,3 milhões de candidatos compareceram às provas 4,6 milhões de pessoas. O percentual de abstenção nacional no domingo foi de 29,2%, enquanto no dia anterior foi de 26,7%.

Muitos alunos reclamaram à troca do cabeçalho no cartão-resposta m que o título Ciências da Natureza aparecia no lugar de Ciências Humanas. O presidente do Inep garantiu que nenhum candidato será prejudicado, pois assim que o problema foi detectado, logo no momento da abertura dos pacotes que continham as provas, os fiscais de sala foram orientados a pedir para os alunos preencherem normalmente, de acordo com a numeração de cada questão, independentemente do cabeçalho.

As provas foram realizadas em 42 cidades sul-mato-grossenses, sendo 43,5 mil inscritos em Campo Grande, 9,2 mil em Dourados, seguido de Corumbá (6.554 candidatos), Três Lagoas (3.779) e Ponta Porã (3.574).

O estudante que realizou as provas pode concorrer a uma das 83 mil vagas em universidades públicas. Os cadernos de prova estarão disponíveis para consulta nesta segunda-feira (8). Na terça, dia 9, sairá o gabarito oficial, às 18h.
 
Em seguida, na quarta-feira, 10, estará aberta uma página no sistema de acompanhamento do Enem para que os alunos que se sentiram prejudicados pela troca de cabeçalhos no cartão-resposta – ocorrida na prova de sábado – entrem com requerimento, no caso de terem preenchido o cartão de forma inversa à ordem das questões. O sistema ficará disponível até o dia 16. O resultado do exame sairá na primeira quinzena de janeiro.