Mídia Max | 5 de novembro de 2010 - 13:00

Quase 100 mil estudantes participam do Enem neste final de semana em MS

Em Mato Grosso do Sul 98.423 farão o Enem neste sábado (6) e domingo (7) segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas). A nota da prova pode ser usada pelos estudantes no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) no almejo de vagas na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e em demais universidades públicas e particulares de todo País.

A UFMS esse ano oferece 4,8 mil enquanto a Uems, 2.350 vagas para 2011. Pela primeira vez as duas Universidades selecionarão os alunos utilizando somente a nota do Enem.

A prova também é pré-requisito para obtenção de bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos (ProUni) e para adquirir o certificados de conclusão do ensino médio de jovens e adultos.

As provas terão início às 12h (horário de Mato Grosso do Sul). Com isso os estudantes devem estar às 11 horas no local da prova. Ao meio dia, os portões das escolas serão fechados.

No primeiro dia, os candidatos farão provas de ciências da natureza e ciências humanas. No dia 7, é a vez de matemática, linguagens e redação.

As provas terão a mesma estrutura da aplicada no ano anterior, com um total de 180 questões. Serão quatro testes de múltipla escolha nas áreas de linguagem, ciências da natureza, matemática e ciências humanas, com 45 questões cada e uma redação.

A novidade é a inclusão de língua estrangeira (inglês ou espanhol). De acordo com o superintendente de Políticas para Educação da Secretaria de Educação (SED), Roberval Angelo Furtado o estudante deve levar apenas uma caneta preta, documento com foto (RG, Carteira de Trabalho ou CPF) e o cartão de confirmação de inscrição.

O aluno que não recebeu o comprovante de inscrição na sua residência pode entrar em contato com o Fala Brasil pelo número 0800-616161 ou entrar no site do INEP o http://www.inep.gov.br para confirmar o local da prova.