Folha de São Paulo | 3 de novembro de 2010 - 13:56

Atividade do comércio cresce 1,6% em outubro puxada por supermercados

A atividade do comércio cresceu 1,6% em outubro em relação ao mês anterior, já descontadas as influências sazonais, segundo o indicador da Serasa Experian divulgado nesta quarta-feira.

O resultado foi puxado pela alta de 1,7% no movimento dos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas e pelo avanço de 0,9% no segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática, com as condições de crédito favoráveis para o consumidor.

Na direção contrária, pesaram negativamente os recuos de 0,2% da atividade varejista do setor combustíveis e lubrificantes e também tecidos, vestuário, calçados e acessórios. Para os analistas da Serasa, é possível que o setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios esteja com o seu desempenho afetado pelo fenômeno "La Niña", que tem mantido as temperaturas mais baixas nesta época nas regiões Sul e Sudeste, prejudicando a comercialização das coleções de verão.

A aceleração da atividade do comércio sinaliza que o Natal deste ano deverá registrar "um excelente desempenho" em vendas, ressaltam os economistas.

No confronto com outubro de 2009, o crescimento de 9,2% do movimento varejista foi puxado pelo segmento de material de construção (17,8%), seguido pelos ramos de móveis, eletroeletrônicos e informática (11,8%).

No acumulado de janeiro a outubro, houve expansão de 9,9% frente ao mesmo período de 2009, com destaque para material de construção (16,9%) e móveis, eletroeletrônicos e informática (15,5%).