| 3 de novembro de 2010 - 11:58

Comércio na fronteira Brasil-Paraguai é tema de livro produzido em MS

A realidade econômica na região de fronteira entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã (Paraguai e Brasil) é tema de livro que será lançado no próximo dia 5 de novembro. O trabalho, intitulado Reexportação e Turismo de Compras na Fronteira, é fruto da união das dissertações de mestrado produzidas pelas professoras Eliana Lamberti e Patrícia Martins, ambas da Universidade estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Durante suas pesquisas, Eliana Lamberti, que leciona nos cursos de Direito e Ciências Econômicas, constatou certo incômodo que existe por parte dos comerciantes brasileiros da fronteira em relação às práticas comerciais da cidade vizinha. “O problema, no entanto, não está na fronteira em si, mas sim na política econômica do Brasil que não contempla a especificidade fronteiriça”, afirma a escritora.

O livro mostra que Pedro Juan Caballero e Ponta Porã são cidades gêmeas unidas pela história, economia, política e cultura desde suas fundações. De acordo com Eliana, embora os conflitos comerciais existam, a dinâmica de desenvolvimento de Ponta Porá se deve, em boa medida, à movimentação comercial que há na região, em função das possibilidades fronteiriças. "Na essência, o que deveria ser sinônimo da fronteira é sua riqueza sócio-cultural, haja vista que o território fronteiriço é delimitado pelo limite internacional. Mas só esse aspecto tem delimitação rígida porque para a interação social, para as emoções, para a cultura e para o cotidiano não existem demarcações físicas", cita a publicação na página 197.

Publicado pela Editora Universitária da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), o livro faz parte da série Fronteiras da Integração. Seu lançamento, na livraria Lê de Campo Grande, às 20h, é parte da programação do III Seminário Internacional América Platina, promovido pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul