Folha Online | 1 de novembro de 2010 - 10:34

Nova espécie de macaco espirra em dias chuvosos

A descoberta de uma nova espécie animal é um acontecimento por si só. Mas o mais novo membro do grupo chama a atenção pela peculiar anatomia: o nariz voltado para cima faz com que ele espirre em dias de chuva.

A descoberta, feita por uma equipe internacional de primatólogos, será noticiada pela "American Journal of Primatology".

Caçadores que viram o animal antes do início das expedições de busca disseram que ele tinha lábios proeminentes e narinas voltadas para o alto.

O pesquisador Thomas Geissmann descreve o primata como tendo corpo negro e pelos brancos nas áreas da orelha, queixo e órgãos sexuais. Já o comprimento do rabo supera o próprio corpo do bicho: é 140% maior.

O novo achado agora reconhecida pela ciência recebeu o nome de Rhinopithecus strykeri, uma homenagem a Jon Stryker, presidente e fundador da Fundação Arcus, que apoia o projeto. O animal já era conhecido em Mianmar e era chamado pelo nome de "nwoah mey", ou o mesmo que "macaco com rosto voltado para cima".

Segundo a população local, os animais são fáceis de encontrar em dias de chuva, já que provoca espirros. Por causa da característica peculiar, eles costumam sentar com suas cabeças entre as pernas para evitar que a água entre diretamente para as narinas.

Espécies de macacos com nariz chato são encontradas também na China e no Vietnã, e todos estão classificados como em extinção.