Assessoria | 29 de outubro de 2010 - 17:52

VESTIBULAR: facilidades para estudantes de fora

Em 2011 estará funcionando o Restaurante Universitário, no qual todas as refeições terão subsídio e, por isso, terão um custo reduzido.

Os estudantes que vivem longe de suas famílias ainda podem contar com apoio psicológico, pois ao entrar no ambiente acadêmico os jovens passam por momentos de mudanças e novas responsabilidades, fragilizando sua estrutura emocional. Pensando nisso, a Coordenadoria de Assuntos Estudantis (COAE/UFGD) oferece a todos acadêmicos o serviço de atendimento psicológico.

Acesso

Este ano, a UFGD disponibilizará novamente 1.465 vagas. Quem estudou todo o Ensino Médio em escola pública pode concorrer às cotas sociais, que reservam 25% das vagas para Egressos do Ensino Público. Todo candidato estará concorrendo pelo sistema de ingresso por Acesso Universal.

As notas do ENEM não são utilizadas no vestibular. Somente se sobrarem vagas no processo seletivo vestibular são abertos outros processos seletivos que utilizam-se da nota do ENEM.

Mobilidade acadêmica

A UFGD aderiu ao REUNI (Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais) e por isso nos três primeiros semestres o estudante passa por uma grade de formação comum. Nesse período, o aluno cursa disciplinas pertencentes aos eixos temáticos da universidade e da área do curso, além das disciplinas específicas do seu curso.

Também como impacto do REUNI e da reestruturação curricular, a UFGD tem um programa de mobilidade acadêmica, que reserva 10% das vagas do vestibular para aqueles estudantes que corresponderem a critérios estabelecidos previamente na pretensão de mudar de curso dentro da mesma área de conhecimento.