Dourados Informa | 29 de outubro de 2010 - 15:20

Consumidor já vem pagando o açúcar 16.8% mais caro

O consumidor douradense já vem pagando há cerca de duas semanas o açúcar mais caro. Foram três aumentos nesse período que acumulam um índice aproximado de 16,8%, isso para se adquirir o produto junto a atacadistas como o Supermercado Atacadão.

O pacote de dois quilos subiu de R$ 2,55/2,60 para R$ 2,98. Nos supermercados e mercearias da periferia o produto está custando mais caro porque os comerciantes naturalmente lançam a margem de lucro em cima.

O economista local Carlos Vitoratti da CGC Assessoria Econômica e Financeira Ltda. disse que o mercado do açúcar é suspectível às notícias de exportação e por isso mostra-se um pouco “nervoso”. Ele disse que o Brasil é hoje o maior exportador e produtor mundial do produto.

A produção chega entre 36 a 38 milhões de toneladas e o consumo interno varia entre 22 a 23 milhões. As usinas, segundo ele, estão trabalhando no limite. Com isso novas notícias sobre a importação do produto fazem o preço subir no mercado interno.

O comerciante Hermes Benatti, da Conveniência Benatti, comentou que os consumidores já perceberam o aumento do açúcar. Os doces, por conseguinte, também subiram de preço nos últimos dias na mesma proporção.

Hermes comentou que o aumento anterior do produto aconteceu entre outubro/novembro do ano passado.