Conjuntura Online | 29 de outubro de 2010 - 06:00 MATO GROSSO DO SUL

Fiems articula instalação de novas PCHs em MS

Durante visita ao município de Chapadão do Sul, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, voltou a destacar que as PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) instaladas ou em processo de implantação em Mato Grosso do Sul vão contribuir decisivamente para a auto-suficiência energética nos próximos anos. Hoje, já são 9 PCHs em operação no Estado e 4 com a autorização da Aneel para a implantação. No entanto, Mato Grosso do Sul tem potencial para o triplo de empreendimentos desse porte.

“As PCHs são uma oportunidade de investimento pronto, responsáveis pela geração de energia limpa e junto com a energia da biomassa são fontes de riqueza. O setor tem potencialidade para crescer integrando um novo modelo de atividade industrial que pode tornar o Estado até exportador de energia elétrica”, ressaltou Sérgio Longen. A Fiems já oferece subsídios aos empresários interessados em investir na geração de energia por meio das PCHs.

Atualmente, as 9 PCHs em operação em Mato Grosso do Sul são a Alto Sucuriu e Porto das Pedras (Chapadão do Sul), Aquarius (Sonora), Assis Chatobriant (Ribas do Rio Pardo), Buriti (Água Clara), Costa Rica (Costa Rica), Paraíso (Paraíso das Águas), Planalto (Cassilândia) e Ponte Alta (São Gabriel do Oeste), enquanto as quatro que tem autorização para implantação são a Verde 4 e Verde 4 A (Ribas do Rio Pardo) e Indaiá Grande e Indaiazinho Grande (Cassilândia).