Folha | 28 de outubro de 2010 - 16:48

Scolari chama repórter de palhaço e repercute internacionalmente

A irritação do técnico Luiz Felipe Scolari contra alguns jornalistas na noite desta quarta-feira, após o empate com o Atlético-MG [1 a 1], repercutiu internacionalmente. Sites do exterior noticiaram nesta quinta-feira o fato do treinador do Palmeiras ter chamado repórteres de palhaço, depois dirigindo o xingamento ao jornalista da Rádio Globo Raphael Prates. 

"Big Phil", como é chamado por alguns veículos de imprensa do exterior, ficou irritado ao ser questionado sobre a contusão do meia chileno Valdivia, que saiu logo no início do jogo pois já estava sentindo dores na parte posterior da coxa esquerda.

"Não vi nada disso. Ele jogou bem durante 18 minutos. Está ótimo. Vocês (imprensa) é que estão de palhaçada. Aqui existe médico. E você é o mais palhaço", esbravejou o técnico. Scolari já havia se irritado com os jornalistas [também em razão do caso Valdivia] após o clássico contra o Corinthians, no fim de semana, disparando palavrões durante a entrevista coletiva após a derrota por 1 a 0.

A imprensa internacional tratou as palavras de Scolari como agressão aos jornalistas. O técnico é conhecido no exterior por ter ganho a Copa do Mundo de 2002 à frente da seleção brasileira, além do fato de ter comandado o Chelsea, da Inglaterra.

Os americanos "Sports Illustrated" e "NBC Sports", por exemplo, reproduzem nota da agência "Associated Press" que fala em "raiva" contra os repórteres. Já os veículos chilenos deram destaque ao caso devido a Valdivia ser um dos destaques da seleção do país.

Para a rádio "Cooperativa", a dura reação do treinador "ofuscou" a mais nova lesão de "el Mago" Valdivia.