Folha Online | 27 de outubro de 2010 - 13:56

Morre na Argentina o ex-presidente Néstor Kirchner

O ex-presidente da Argentina Néstor Kirchner (2003-2007) morreu na manhã desta quarta-feira aos 60 anos depois de ser internado com urgência por problemas cardíacos em um hospital de El Calafate, na Província de Santa Cruz.

De acordo com o jornal argentino "Clarín", Kirchner foi internado pela manhã no hospital José Formenti, acompanhado da mulher, a atual presidente da Argentina, Cristina Kirchner.

Segundo a imprensa local, o atual secretário-geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) teria sofrido uma parada cardiorrespiratória com morte súbita. A TV estatal já confirmou a informação.

Kirchner e sua mulher estavam desde o fim de semana em sua casa em El Calafate, na região da Patagônia.

INTERNAÇÕES

Ele já havia sido internado para duas cirurgias neste ano. Em fevereiro foi submetido com urgência a uma cirurgia de alta complexidade devido à obstrução da artéria carótida, no hospital de Los Arcos.

Já em setembro, Kirchner passou mal e teve que ser internado novamente para liberar outra obstrução nas artérias coronárias, quando foi submetido a uma angioplastia.

O ex-presidente sofreu diversos problemas de saúde nos últimos anos. Em 2004, quando ainda estava no poder, teve uma disfunção gástrica devido a uma irritação intestinal, e em 2006 sofreu um desmaio também na cidade de El Calafate, onde morreu nesta quarta-feira.