Terra | 27 de outubro de 2010 - 13:14

Maioria dos carros ainda será a gasolina em 2020, diz estudo

Mesmo com todo o lobby de montadoras e outras empresas por veículos híbridos ou 100% movidos por energia renovável, como a eletricidade, a maior parte dos carros ainda terá a gasolina como combustível, segundo estudo da J.D. Power Associates divulgado pela CNN nesta quarta-feira.

Segundo o levantamento, nomeado "Dirigir ecológico 2020: mais esperança que realidade", daqui a 10 anos apenas 7,3% dos veículos vendidos em todo o mundo serão híbridos ou plenamente movidos a energia renovável.

Nos Estados Unidos, esta porcentagem será maior, de 14% do mercado, mas a grande maioria destes será dos híbridos. Os carros puramente elétricos representarão de 1% a 2% do total de veículos no país.

"Reduziremos o volume de gasolina utilizado, mas ainda utilizaremos o combustível", afirmou Mike Omotoso, diretor da J.D. Power Associates.

Além disso, a utilização de veículos híbridos, segundo o estudo, será maior caso as seguintes premissas sejam cumpridas: um aumento do preço global do petróleo, novidades tecnológicas que barateiem o custo dos carros ecológicos, e políticas governamentais que encoragem a compra destes veículos.

De acordo com o levantamento, o consumidor ainda está receoso de comprar um carro ecológico, por causa da desconfiança sobre a nova tecnologia e especialmente pela questão econômica. "Quando um comprador sabe que terá que pagar cerca de US$ 5 mil a mais em um híbrido, desiste", disse John Humphrey, vice presidente sênior das operações automotivas da empresa realizadora do estudo.