Dourados Agora | 26 de outubro de 2010 - 11:06

Unigran exibe mais de mil obras, até sexta

Mostras culturais de exposições coletivas e individuais de artistas sul-mato-grossenses estão abertas a partir de hoje na 26ª Uniarte/VII Encontro Multidisciplinar de Educação. O público que comparecer ao evento, que vai até sexta-feira, poderá conferir mais um mil obras de artes que estão espalhadas por toda a Unigran. Aproximadamente 90% dos trabalhos são de estudantes do curso de Artes Visuais.

Sob curadoria de Paulo Rigotti, Rodrigo Bento e Gicelma Chacarosqui, as obras estão divididas em diferentes exposições. A singulares IV: Mostra plástico-visuais do Cone Sul conta com acervos de 34 artistas, dentre eles Blanche Torres, Cello Lima, Jorge Yamashita, Kátia Horn, Kinho, Nilson Pivetta, Oswaldo Arnez.

Outra exposição da Uniarte é a 18 Mostra Guaicuru de Artes Visuais, que está sendo realizada em parceria com a Associação dos Artistas Plásticos Profissionais de Mato Grosso do Sul (AAPMS), Museu de Arte Contemporânea de MS e Fundação de Cultura de MS (FCMS). São trabalhos de exposição coletiva de artistas contemporâneos sul-mato-grossenses.

E pela primeira vez a cidade de Bonito expõe obras de seus artistas em cidade do interior do Estado. Nesta 26ª edição, a Uniarte tem um espaço exclusivo com a Exposição Coletiva Bonito 2010. Entre os artistas estão André Turatti, Buga, Ilza Leão, Tetê Irie, Beto Marson. Entre os destaques das exposições está também às xilogravuras de Lívio Abramo, um dos mais importantes gravadores do Brasil. O seu acervo foi cedido pela Embaixada Brasileira de Assunção (Paraguai), cidade em que o artista residiu por quase toda a vida.

Grande parte dos trabalhos expostos na Uniarte compõe a Mostra da Produção do curso de Artes Visuais. São exposições coletivas de desenhos, colagens, gravuras, fotografias, e vídeo-animação, todos confeccionados durante as aulas deste ano de 2010. As obras têm a orientação dos professores Claudia Ollé, Érika Batista, Magno Missirian, Paulo Rigotti, Rodrigo Bento, Scheilla Guimarães, Sueli Morais e Zaira Marliza.