Rogério Sanches / Fátima News | 26 de outubro de 2010 - 07:50 FÁTIMA DO SUL

Nilce apresenta projeto de controle da obesidade em crianças de Fátima do Sul

Rogério Sanches / Fátima News
A vereadora Nilce de David (PR), da Câmara de Fátima do Sul, apresentou o Projeto de Lei número 004/2010, que Institui o Programa de Prevenção e Controle da Obesidade em Crianças e Adolescentes de todo o município.
 
O Programa Municipal de Prevenção e Controle da Obesidade em Crianças e Adolescentes visa à promoção de ações e serviços destinados a prevenir controlar a ocorrência de sobre carga ponderal em crianças e adolescentes e a conscientizar a população sobre as causas da obesidade e suas conseqüências para a saúde em geral. Considera-se criança, para efeito desta lei,a pessoa até doze anos de idade incompletos e adolescentes,aquela com idade compreendida entre doze e dezoito anos completos.
 
Para a vereadora, a incidência da obesidade, distúrbio nutricional que representa risco à saúde vem aumentando nos diversos  segmentos da população brasileira. A obesidade já tomou, no mundo inteiro, proporções epidêmicas e o seu avanço acontece em todas as classes sociais. Além da socialização, muitas crianças e adolescentes procuram a boa forma física, segundo o apelo estético da sociedade. Crianças e adolescentes fisicamente ativos e com hábitos alimentares saudáveis têm maiores possibilidades de se tornar adultos igualmente ativos, saudáveis e sabedores de seus limites.
 
A escola representa ambiente provável para a ação preventiva, através do estímulo à formação de hábitos alimentares e de atividade e física adequada. Com a criação de hábitos alimentares regrados, o objetivo consiste na prevenção de doenças cardíacas, hipocinéticas, diabetes, aumento dos níveis de triglicérides, colesterol, entre outros. Sabedores que a prevenção é o melhor remédio, nos cabe, como membros do governo propor, orientar e planejar uma melhor qualidade de vida para o futuro de nossa sociedade.
 
Pelo exposto, a finalidade da proposta é não só controlar o peso de quem já está obeso, mas também criar condições necessárias para que os indivíduos não se tornem escravos de dietas de emagrecimento, ou tornem-se dependentes de regimes desorientados. Necessitamos deixar, principalmente crianças e adolescentes, nos limites médicos de uma boa qualidade de vida. A criação do Programa Municipal de Prevenção e Controle da Obesidade em Crianças e Adolescentes engloba ações de conscientização, que devem ser divididas entre as famílias, profissionais da saúde e da educação.
 

“Acreditamos que, implantando um Projeto desta natureza, informando e educando os estudantes ainda em fase de crescimento e desenvolvimento, com certeza obteremos resultados positivos a médio prazo e consequentemente a redução de casos de obesidade em nossa cidade. Diante do exposto, temos a convicção de que o presente projeto tem por objetivo, acima de qualquer interesse, acrescentar melhorias, proteção, prevenção e recuperação da saúde pública em nosso Município”, finalizou Nilce Maria de David.