13 de julho de 2004 - 13:48

Cai nível aceitável de colesterol em caso de risco

As pessoas que apresentam risco de doenças cardíacas devem reduzir seus níveis de colesterol abaixo do que já vinha sendo recomendado. Médicos americanos divulgaram ontem novos padrões sobre os valores de colesterol na revista Circulation, da Associação Americana do Coração.

É recomendado o uso agressivo de remédios para essa baixa, já que a redução elevada do nível poder ser difícil. As novas normas do Programa Nacional de Educação sobre Colesterol recomendam que as pessoas que estão na faixa de risco mantenham o nível de LDL-C (colesterol de lipoproteína de baixa densidade) em 70. As pessoas que não estão em faixa de risco podem ficar no valor de 100 miligramas por decilitro.

No grupo de risco encaixam-se os que já que já sofreram ataques cardíacos, passaram por cirurgia para desbloquear vasos sangüíneos, têm diabetes ou angina. Também estão inclusos fumantes há muitos anos, pessoas com tendência a desenvolver diabetes e com problemas de pressão alta.

O estudo recomenda que medicamentos sejam aplicados nos pacientes de alto risco cujo LDL-C alcance o valor de 100. Para as pessoas com risco moderado, é recomendado o uso de medicamentos a partir de 130.

O coordenador do Programa Nacional de Educação sobre o colesterol, James Cleeman, ressalta que os pacientes também devem também manter uma dieta de baixo cholesterol e gordura, fazer exercídios e manter seu peso sob controle.
 

AP