PMA | 22 de outubro de 2010 - 14:34

PMA treina 30 novos policiais em preparação à piracema

Trinta novos Policiais Militares Ambientais serão treinados, a partir de segunda-feira (25), em especial, para atuarem durante a piracema que se inicia no próximo mês e ainda (05 de novembro).

O treinamento também é para a prevenção e repressão de todos os tipos de crimes e infrações ambientais, treinamentos estes fundamentais para o desenvolvimento adequado dos trabalhos que são executados pela PMA.

Os policiais que são advindos de outras Subunidades da Polícia Militar precisam ser treinados para a fiscalização ambiental, em razão do complexo aparato legal envolvendo a questão ambiental, bem como as autuações administrativas que são realizadas em formulários específicos do órgão conveniado que é a Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Os enquadramentos administrativos legais e os encaminhamentos criminais adequados, relacionados às infrações e crimes ambientais são fundamentais para qualificar e subsidiar as autuações, visando a punibilidade aos degradadores do meio ambiente.

Até sábado (30) os policiais terão aulas de legislação ambiental, preenchimento de autos, cubagem e identificação de madeira, utilização de GPS e medição de área, com utilização de imagens de satélites de áreas vistoriadas.

Terão também aulas sobre custódia da prova pericial e como identificar pescado capturado por petrechos proibidos e diferenciar carvão nativo de carvão de eucalipto.

Além disso, terão aulas manejo e contenção de animais silvestres, visto que é um trabalho executado pela PMA nos centros urbanos.

O curso será realizado no Centro de Treinamentos da PMA, em um local denominado Salto do Pirapó, no município de Amambai, às margens do rio Amambaí, a 15 km da cidade de Juti.

A partir de sábado, meio dia, os policiais desenvolverão atividades práticas, participando da operação “Dia de Finados” que a PMA desenvolve a partir deste horário em todo o Estado. O salto do Pirapó trata-se de uma cachoeira bem conservada no rio Amambai, onde a PMA tem um Posto Avançado de fiscalização, onde ficam policiais durante toda a piracema.