Fátima News com assessoria | 22 de outubro de 2010 - 07:28

Ivinhema faz campanha de prevenção ao Câncer de Mama

Paulo César

Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, orienta as mulheres sobre os riscos dos cânceres de mama e do colo do útero.

O câncer de mama representa nos países ocidentais uma das principais causas de morte em mulheres. As estatísticas indicam o aumento de sua freqüência tantos nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência. No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres.

E para orientar a população sobre esse mal, a Prefeitura de Ivinhema, através da Secretaria Municipal de Saúde faz uma campanha intensiva de prevenção ao câncer de mama. Ao mesmo tempo, também é feito esclarecimento sobre o câncer do colo do útero. Toda pessoa interessada deve procurar a unidade de saúde mais próxima. O atendimento é gratuito.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, vários são os fatores de risco identificados para o câncer de mama. Já o de colo do útero, por exemplo, está associado às baixas condições sócio-econômicas, ao início precoce da atividade sexual, à multiplicidade de parceiros sexuais, ao tabagismo (diretamente relacionados à quantidade de cigarros fumados). Estudos recentes mostram ainda que o vírus do papiloma humano (HPV) tem papel importante no desenvolvimento da neoplasia das células cervicais e na sua transformação em células cancerosas. Este vírus está presente em mais de 90% dos casos de câncer do colo do útero.

“É fundamental que os serviços de saúde orientem sobre o que é e qual a importância do exame preventivo, pois a sua realização periódica permite reduzir a mortalidade por câncer do colo do útero e do câncer de mama na população de risco”, destaca a secretária de Saúde de Ivinhema, Sônia Aparecida Dias Henriques Garção.

O melhor meio para se diagnosticar o câncer de mama é a mamografia, que é capaz de detectar o tumor antes mesmo que ele se torne palpável. Quando o diagnóstico é feito dessa forma, ainda no início da formação do tumor, as chances de cura se tornam muito maiores, descartando a necessidade de retirada da mama para o tratamento.

Apesar de ser um método eficaz, a mamografia não descarta o auto-exame e o exame feito pelo ginecologista ou mastologista, já que alguns nódulos, apesar de palpáveis, não são detectados pela mamografia.