Terra | 21 de outubro de 2010 - 14:20

Cheques sem fundos têm mínima desde 2004, diz Serasa

A porcentagem de cheques sem fundo emitidos em setembro é a menor desde 2004, de acordo com um estudo divulgado pela Serasa Experian nesta quinta-feira. De acordo com o levantamento, do total de cheques compensados em setembro, apenas 1,59% foi devolvido. Além do índice mensal, a mínima em seis anos também foi atingida no acumulado do ano, uma vez que nos nove meses de 2010 houve 1,80% de retornos de cheques.

 

Segundo a instituição, a marca é "reflexo da maior disponibilidade de linhas de crédito aos consumidores". Com mais oferta, este cliente opta por utilizar o crédito disponível no mercado, preterindo o cheque pré-datado e assim reduzindo o risco de inadimplência neste meio.

 

Entre as empresas, o momento favorável vivido pela economia brasileira auxilia as companhias a terem mais controle e poderem prever melhor suas movimentações financeiras, diminuindo assim os cheques sem fundos.

 

Divisão geográfica
O maior número de cheques devolvidos foi na região Norte (4,05%), que conta também com o Estado que lidera o índice, o Amapá, com 11,07%. Por outro lado, a região Sudeste é a com menos inadimplência (1,47%), e também conta com o Estado com melhores condições, São Paulo (1,36%).