Redação Fátima News | 19 de outubro de 2010 - 09:10

Policiais de Fátima do Sul vão integrar a Força Nacional em Goiás-GO

Fátima News

Nos dias 06 e 07 de outubro, o 16º BPM enviou a Campo Grande 06 policiais militares para participarem do processo seletivo da Força Nacional de Segurança Pública, onde seriam selecionados 1 capitão, 2 tenentes, 2 sub-tenentes ou sargentos e 12 cabos ou soldados do Estado de Mato Grosso do Sul para comporem o Batalhão Escola de Pronto Emprego (BEPE), no Estado de Goiás - GO.

Participaram desta seleção cerca de 100 policiais de todas as partes do Estado, que foram submetidos a testes como a corrida de 2.700m em 12 minutos, flexão dinâmica na barra fixa, shutte run , flexão de braços sobre o solo, teste anaeróbico de corrida de 50m em 9 segundos, flexiteste e natação.

Após esse processo seletivo realizado no Colégio Militar de Campo Grande, os policiais militares 2º Sgt PM Elismar Oliveira de Souza, Sd PM José Roberto Nascimento de Castro e o Sd PM Ademir Basílio dos Santos Júnior, do 16º BPM, foram selecionados para compor o BEPE da Força Nacional de Segurança Pública.

O BEPE é empenhado nas mais distintas missões em todo território nacional. Os policiais ficam a disposição da Força Nacional por um período de um ano. Lá receberão treinamento de 930 horas/aula com especialistas nacionais e internacionais, com aulas sobre abordagem, uso progressivo da força e técnicas defensivas não letais, direitos humanos, tiro policial, operações em área restrita, controle de distúrbios, atuação em estabelecimentos prisionais, resolução de conflitos agrários, medidas de proteção ao meio ambiente, ações de defesa civil, atendimento pré-hospitalar, busca e resgate em estruturas colapsadas, sobrevivência em águas abertas e policiamento aeroespacial com uso de helicóptero.

Na instrução de nivelamento, os policiais devem aprender sobre direitos humanos, antropologia e técnicas operacionais. Também estão previstas instruções especializadas sobre operações na caatinga e na selva, segurança de dignitários, escola e moto patrulhamento.

Em seleções anteriores para a Força Nacional, o 16º BPM já havia mandado o Sd PM Márcio Francisco de Vasconcelos, que trabalhou durante os Jogos Panamericanos no Rio de Janeiro em 2007.

Experiências como estas agregam conhecimento não só ao policial selecionado, mas para o 16º Batalhão, que passam a dispor de policiais treinados e qualificados para atuarem nas mais distintas missões.

Esta seleção para o BEPE da Força Nacional mostra a excelência e a qualidade dos profissionais que compõem o efetivo do 16º BPM, refletindo em um melhor atendimento a comunidade sob sua circunscrição.