Demerval Nogueira / Fátima News | 19 de outubro de 2010 - 08:24

Glória de Dourados realiza treinamento de primeiros socorros

Demerval Nogueira / Fátima News

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Glória de Dourados realizou no anfiteatro da Unidade Universitária da UEMS local, três dias consecutivos de treinamento sobre primeiros socorros. O treinamento foi ministrado pelos Sgtºs. Marino e Rebouças, ambos pertencentes ao Esquadrão de Resgate do 2º Grupamento de Bombeiros de Dourados (2º GB/CB) conduzido pelo Comandante Ten. Cel. Jonys Cabrera Lopes.

 


Participaram do treinamento oferecido pela SMS, os funcionários da área de saúde, principalmente enfermeiros e motoristas de ambulâncias; soldados da corporação da 2ª Cia. PM local; efetivo da Polícia Civil; professores, Agentes Comunitários de Saúde (ACS), diretores e monitores da Rede Municipal de Ensino (Reme) e estudantes do curso de Enfermagem. O Sgtº. CB Rebouças esclareceu, “para nós é de extrema importância estar ministrando treinamento desta natureza, tendo em vista que, desta forma nós repassamos os nossos conhecimentos adquiridos em nossa missão do cotidiano a todos os participantes que repentinamente poderão estar salvando vidas”.

 


A secretária municipal de Saúde, Dra. Lucimar dos Santos Gomes de Souza, que não mediu esforços para trazer até Glória de Dourados, este treinamento e capacitação, com as presenças dos Sgtºs. CB Marino e Rebouças, ambos do Comando de Resgate do 2º GB de Dourados. Lucimar destaca, “nosso objetivo maior é repassar conhecimentos aos participantes que atuam diretamente com pessoas e que podem subitamente apresentar problemas do sistema cardiorespiratório e, com este treinamento eles terão condições de efetuar trabalhos de reanimação cardíaca, salvando vidas graças ao treinamento e o aprendizado adquirido mediante esta capacitação”.

 


Durante os três dias de treinamento que teve por objetivo aprimorar e qualificar os participantes e levar aos mesmos, diversas formas de como resgatar e salvar vidas em casos de acidentes de trânsitos, atendimentos as vítimas picadas por animais peçonhentos, pessoas vitimadas com queimaduras, entre outros casos que merecem atenções especiais e redobradas, além dos conhecimentos sobre como proceder mediante tais situações. A enfermeira Daiany Cristina Muro descreve, “foi um treinamento com amplas condições de fornecer conhecimentos de como agir em determinadas situações e, o mais importante é que, durante os treinamentos foram ministradas aulas teóricas e práticas, isto é de fundamental importância para a concretização do aprendizado”.  (Reportagem – Demerval Nogueira).