Folha Online | 15 de outubro de 2010 - 08:25

BNES aponta atraso em arena do Corinthians para Mundial no Brasil

O diretor de Inclusão Social e Crédito do BNDES, Élvio Gaspar, afirmou que São Paulo já está atrasado caso pretenda receber a Copa das Confederações, em 2013.

O Corinthians pretende construir estádio em Itaquera, que seria usado para a Copa-2014, mas ainda não fez o pedido de financiamento.

Segundo Gaspar, representantes do estádio foram ao BNDES e receberam informações sobre as condições de financiamento e as garantias, mas não formalizaram o pedido de empréstimo.

Mesmo assim, ele avalia que, para sediar jogos da Copa de 2014, ainda há um horizonte de seis meses para que eles entrem com a carta-consulta, primeira etapa no trâmite de financiamentos.

O BNDES anunciou ontem financiamento de R$ 400 milhões para a reforma do Maracanã, no Rio, onde será realizada a final do Mundial.

O empréstimo corresponde a 57% do total de investimentos previstos no estádio carioca. O banco já anunciou empréstimos para projetos de arenas de Bahia, Ceará, Mato Grosso e Amazonas.

De acordo com Gaspar, todos os estádios apresentaram estudos que mostram a capacidade de gerar receitas com outras fontes além do futebol, como shows e grandes eventos, o que evitaria o risco de elefantes brancos.