Assessoria | 8 de outubro de 2010 - 17:34

Empresários de MS embarcam para missão na China

Os 16 empresários e lideranças corporativas de Mato Grosso do Sul embarcaram, na tarde desta sexta-feira (08/10), no Aeroporto Internacional de Campo Grande, para a missão da Fiems e IEL, organizada pelo CIN (Centro Internacional de Negócios), para a China, onde vão participar da 108ª edição da Canton Fair e da Expo Shanghai 2010. O grupo sul-mato-grossense, que é coordenado pelo superintendente do IEL, Bergson Amarilla, e tem apoio da assessora sindical do Sistema Fiems, Carolina Palhares, vai retornar ao Estado no próximo dia 19 de outubro.

Segundo Bergson Amarilla, essa missão por mercado asiático tem por objetivo prospectar negócios para alguns setores na China, principalmente na Canton Fair, que é mundialmente conhecida por ter os mais avançados maquinários de vários setores, tecnologias inovadoras e ser um campo de negócios fundamental para todo empresário que deseja fazer bons negócios e está ligado às novidades que o setor industrial e mundo tem para oferecer. “Já a Expo Shanghai tem por objetivo abrir campo de conhecimento para ser aplicado em inovações, sendo que neste ano o tema é voltado para as cidades, trazendo inovações e tecnologias”, disse.

Já a assessora sindical do Sistema Fiems, Carolina Palhares, reforça que a missão conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Seprotur (Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria e do Turismo) e do Fai (Fundo de Apoio à Industrialização), e do Sebrae-MS. “O grupo tem a participação de empresários de vários segmentos do setor industrial que já fazem negócio com a China. Hoje, é importante que as empresas conheçam o que é produzido lá e como é produzido para que estabeleçam parcerias que resultem em negócios”, analisou, completando que as lideranças sindicais tiveram prioridade nas inscrições e só depois foram estendidas aos outros empresários.

Na avaliação do presidente da Amems (Associação das Microempresas de Mato Grosso do Sul), João Ramos Martins, o grupo parte para a China com muita esperança de conhecer muita coisa de interesse do setor industrial do Estado. “São várias exposições e feiras que vamos ver, permitindo que possamos examinar os produtos e, eventualmente, trazer para cá. O resultado disso é apoiar micro e pequenos empresários daqui, principalmente no setor de exportação”, reforçou, completando que estuda a viabilidade de organizar uma micro-cooperativa para que os empresários possam exportar.

Para o presidente do Simemae (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Mato Grosso do Sul), Irineu Milanesi, que também integra a missão empresarial, a viagem tem como objetivo a busca por novas tecnologias que hoje a China detém no setor industrial. “Queremos obter esse conhecimento na área e, quiçá, trazer para cá em benefício da nossa indústria. Hoje, a China trabalha muito forte nos segmentos da metalurgia, do vestuário e da alimentação e existe uma oportunidade muito grande para trazermos novos conhecimentos nessas áreas para o nosso Estado”, declarou.

A empresária Idanila Zanolli, proprietária da Agosto Uniformes, pretende trazer informação sobre novos fornecedores para a sua empresa. “A China hoje é fornecedora do mundo em produtos de confecção então está na hora de trazer produtos para trazer aqui. Minha expectativa é bastante positiva para trazer bons resultados”, disse. Já o gerente-regional da Rede Comper, Rodrigo Costa, que também vai integrar a missão, disse que a expectativa da rede de supermercados será conhecer de perto o maior mercado do mundo. “Também vamos aproveitar para verificar as novas tendências do mercado mundial de alimentação e as tecnologias do setor”, pontuou.

O empresário Claudino Rubbo, proprietário da Rubbo Confecções, disse que a expectativa de participar da missão empresarial é muito grande. “Não conheço nada lá, vou ver o que dá para conseguir lá para o meu segmento, pois trabalho com a fabricação de uniformes e sei que a China detém muita tecnologia nessa área”, informou. Neste ano, os empresários vão participar da tradicional Canton Fair, evento multissetorial realizado em Guangzhou, pólo industrial localizado ao sul da China, e da Expo Shanghai, que é realizada de 5 em 5 anos com duração de seis meses.

A edição passada da Canton Fair reuniu 22,3 mil expositores, enquanto a Expo Shanghai recebeu 70 milhões de visitantes. Também integram a missão o presidente do Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul), José Francisco Veloso Ribeiro, o representante da Seprotur, Paulo Swerts, o diretor-técnico do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, os empresários Roberto Rech (Refrigeração Panam) e Sandro Luiz Mendonça (Natubom), entre outros.