Folha | 8 de outubro de 2010 - 16:24

TSE barra candidato a deputado federal com base na Ficha Limpa

O candidato a deputado federal pelo Maranhão Cléber Verde Cordeiro Mendes (PRB) teve o pedido do registro de sua candidatura barrado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com base na Lei da Ficha Limpa. Cleber obteve mais de 126 mil votos nesta eleição.

O candidato teve seu registro deferido pelo TRE-MA (Tribunal Regional Eleitoral) do Maranhão, mas o Ministério Público Eleitoral recorreu ao TSE afirmando que Cléber foi demitido em 2003 do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A Lei da Ficha Limpa prevê que são inelegíveis os candidatos que forem demitidos do serviço público em decorrência de processo administrativo ou judicial.

O Ministério Público afirmou no recurso que o candidato foi demitido por "se valer do cargo para lograr proveito de outrem em detrimento da dignidade da função pública". O processo administrativo teria verificado irregularidades em 13 processos de concessão de aposentadoria de trabalhadores rurais, os quais Cléber teria supostamente participado da análise em Imperatriz, no Maranhão.