Fátima News com assessoria | 7 de outubro de 2010 - 15:20

Caarapó realiza forma alunos do Programa Brasil Alfabetizado

Eoclésio Luizare

A Secretaria de Educação de Caarapó promoveu na noite de quarta-feira (6), na Câmara de Vereadores, a solenidade de formatura da oitava turma do Programa Brasil Alfabetizado – Alfabetização de Jovens e Adultos. Um grande público, composto de familiares e convidados dos formandos, prestigiou o evento.

 

O Programa Brasil Alfabetizado é um esforço na área de educação de iniciativa do governo federal, em parceria com estados e municípios, que tem por objetivo promover a alfabetização de jovens e adultos, erradicando o analfabetismo. É uma rede de muitas pessoas reunidas para viverem juntas o trabalho de aprender e para aprenderem juntas o ofício do saber.

 

A iniciativa visa também proporcionar aos jovens e adultos a oportunidade de olhar o mundo com os próprios olhos, escrevendo a vida com a própria letra em busca da construção de um mundo mais justo e digno.

 

Em Caarapó, o programa existe desde 2003 e já formou mais de mil alunos. Somente este ano, mais de 160 jovens e adultos concluíram as aulas do Brasil Alfabetizado, que continua no ano que vem.

 

A formanda Maria Rodrigues Escobar, que tem 62 anos e não pôde freqüentar a escola quando criança, mostrou que aproveitou bem as aulas do programa: leu com desenvoltura um poema escrito pelos alunos da sua turma. Ela também disse que agora pode ler as cartas que recebe dos parentes sem precisar pedir ajuda, pode entender as orientações e a bula dos remédios e até mesmo viajar sem medo de pegar o ônibus errado. A aposentada acrescenta que aprender a ler e escrever deu a ela uma “sensação de liberdade”.

 

A solenidade de formatura deste ano foi prestigiada pelo secretário de Obras da prefeitura de Caarapó, Roberto Maitan, que representou o prefeito Mateus Palma de Farias, pelo secretário municipal de Educação, Apolinário Candado, pelo vereador professor Pontinha, que representou o presidente da Câmara, vereador Manoel Batista de Souza, pelo comandante da Polícia Militar local, capitão Marco Antônio Kobayashi, e pela coordenadora do Programa em Caarapó, Edna Sanara de Araújo.

 

De acordo com o secretário Apolinário Candado, jovens e adultos eventualmente interessados em freqüentar o programa em nível local devem procurar a coordenação do projeto, na própria Secretaria Municipal de Educação, para saber os procedimentos de matrícula.