Folha | 5 de outubro de 2010 - 15:58

Quase 40% da classe C prevê comprar imóvel nos próximos meses

Quase 40% da população de classe C no país pretende comprar um imóvel nos próximos meses, segundo o estudo "Classe C Urbana do Brasil: Somos iguais, Somos Diferentes", divulgado nesta terça-feira pelo Ibope. São cerca de 37 milhões de pessoas, entre os quase 100 milhões de indivíduos que fazem parte dessa fatia da sociedade.

Outros cerca de 9,5% pretendem ainda comprar um automóvel nos próximos 12 meses, novo ou usado. "Esse é um mercado cuja demanda reprimida é altíssima, capaz de fazer crescer consistentemente a indústria automobilística por um bom tempo", de acordo com a apresentação do estudo do Ibope.

O instituto entrevistou cerca de 20 mil pessoas com um questionário composto por aproximadamente 1.000 perguntas. A pesquisa aponta ainda que mais da metade da população da classe C gostaria de guardar dinheiro, mas considera isso difícil.  

O Ibope mostra ainda que 39% declararam não saber nada sobre investimentos e finanças, enquanto 61% não gostam de ter dívidas. "Entretanto, uma parcela acima da média nacional afirma ter tendência a gastar dinheiro sem pensar", segundo o Ibope.

Em relação ao cartão de crédito, o acesso ao meio de pagamento vem crescendo ao longo dos anos. Em 2005, 45%