1 de dezembro de 2004 - 17:22

Para não cairem, times precisam de 55 pontos

Para Vasco, Botafogo e Flamengo se garantirem 100% na Série A em 2005, é necessário que cada clube alcance 55 pontos e não 53, como os técnicos das equipes andam afirmando, segundo o estatístico Marcelo Arruda, do site Chance de Gol.

Uma tarefa nada fácil, já que nas três rodadas restantes cada um pegará pela frente, pelo menos, um dos três primeiros colocados do Campeonato Brasileiro.

O que vem dificultando são as vitórias dos outros adversários diretos. Assim, com 54 pontos, as chances de permanecer na Série A são de 99,9%. Já 53, são de 98% e 52, 82%. Nesses casos, entretanto, os cariocas poderão depender dos critérios de desempate.

Dos três cariocas, o time de São Januário é o que está mais próximo da pontuação. Com 51 pontos na tabela, precisa de uma vitoria e um empate.

Entretanto, há cinco partidas o Vasco não consegue vencer. Para piorar, só fará mais um jogo em casa, na 45ª rodada, contra o líder Atlético-PR.

Neste sábado, o time visitará o Corinthians, que também tem que vencer para se garantir na Sul-Americana, e na rodada seguinte enfrenta o vice-lider Santos, fora do Rio. Hoje, o Vasco tem 7,6% de chances de rebaixamento.

Dos cariocas, o Botafogo terá a missão mais difícil. Seu próximo jogo é contra o Juventude, em Caxias do Sul. Depois, pega o Corinthians no Caio Martins e na última rodada o Atlético-PR, em Curitiba.

Segundo o técnico Bonamigo, é importante chegar na última partida já garantido. Para isso, terá que vencer os dois primeiros, que lutam por vagas na Sul-Americana.

Hoje o Botafogo tem 19,6% de chances de cair para a Série B.

Com a vitória sobre o Palmeiras, o Flamengo agora pode respirar mais aliviado. Mesmo tendo um ponto a menos que o Botafogo, que tem 50, suas chances de cair são menores: 16,8%.

Isso se deve ao fato de jogar duas das três partidas restantes em casa. Para não depender de nada, o time da Gávea precisa de duas vitórias.

Seus adversários são o Coritiba, ainda com chances na Sul-Americana; o São Paulo, lutando pelo título e Libertadores; e o Cruzeiro, que não almeja mais nada na competição e tem chances remotas de descenso: 0,09%.

 

Terra Redação