MS Notícias | 4 de outubro de 2010 - 13:42

Pela primeira vez presos de MS vão às urnas

Presos provisórios de Mato Grosso do Sul puderam exercer o direito ao voto. Neste domingo, 3 de outubro, treze internos do Presídio de Trânsito de Campo Grande foram às urnas para escolher seus governantes. O processo de votação no presídio teve início às 8h e seguiu até 17h, porém logo na primeira hora praticamente todos os detentos já haviam votado.  

O secretário de Estado, Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini; o juiz da Vara de Execuções Penais da Capital, Albino Coimbra; e o diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Deusdete Oliveira, participaram da abertura da votação.

Para o diretor-presidente da Agepen, o momento é um marco para o Sistema Penitenciário e para o Estado como um todo. “É a demonstração do Estado, preocupado em cuidar do direito da sua população, inclusive dos que estão momentaneamente cerceados”, destacou.

Conforme ele, atualmente em MS quase 30% da população carcerária é composta por presos provisórios, ou seja, são cerca de 2,9 mil detentos que ainda não foram condenados pela Justiça. No entanto, neste ano somente no Ptran, onde estão por volta de 250 internos ainda não-setenciados, foi instalada uma urna eleitoral. 

A unidade está servindo como um projeto piloto para que a experiência possa ser expandida no futuro.